Você está em:

Notícia

A polêmica do fio dental – o acessório pode causar alergia?

28/08/2016 às 22:24 por Suporte

A polêmica do fio dental – o acessório pode causar alergia?

A dentista Dra. Miriam Newman diz que sempre usou o fio dental e, mesmo assim, estava insatisfeita com suas gengivas, ao mesmo tempo de descobriu uma inflamação nos tecidos moles. Ela pediu ajuda de seus colegas dentistas, que a aconselharam a parar de usar o fio. Um dos profissionais. Dr. Kelesis Shkolaris, disse que já havia detectado sintomas alérgicos parecidos em seus pacientes.

Dra. Miriam parou de usar o fio dental por três meses e percebeu uma melhora significativa em sua gengiva. Seu colega, Dr. Kelesis, diagnosticou uma alergia causada por um dos componentes do fio dental. Ele também relatou que tal reação causada pelo fio coberto por cera foi observado em outros quatro pacientes. No entanto, o dentista disse que o alérgeno não pôde ser especificado, pois a lista completa de substâncias incluídas na composição do fio não são impressas na embalagem.

Ele acrescentou que, devido à falta de informações sobre a composição do fio, os pacientes não têm como verificar se o produto contém alérgenos.

Por isso, a Dr. Miriam Newman tem aconselhado a seus pacientes a substituição do fio dental pela escova interdental, que pode remover não só alimentos, mas também placas.

Polêmica

Muitos dentistas brasileiros se posicionaram na mídia defendendo o uso do fio dental. O Dr. Alberto Consolaro escreveu um post esclarecedor em sua página no Facebook. “As pessoas pretensamente ‘bem informadas’ adoram usar e acham sofisticado o termo ‘evidência científica’ para afirmar ou negar dados e achados em pesquisas e estudos. A roda nunca foi comprovada cientificamente quanto aos seus benéficos, assim como o papel higiênico, absorventes e outros objetos de uso pessoal. A verdade científica de hoje pode ser a mentira ou engano de amanhã”, disse.

Em comunicado oficial, o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (Crosp), afirma que “todos os meios disponíveis para garantir a adequada higienização bucal devem ser adotados pela população, incluindo, sim, o fio dental”.

Recomenda-se que o fio dental seja usado após as refeições, sobretudo a noite. “É claro que esquecer de escovar os dentes ou de passar o fio dental durante um dia todo ou após uma refeição, não trará problemas de saúde. Mas, em longo prazo, a placa e a proliferação de bactérias causam doenças gengivais, cárie e até à perda de dentes”, diz a dentista Luciana Scaff Vianna, periodontista e secretária da Câmara Técnica de Periodontia do CROSP, em entrevista à revista Veja.

A Associação Britânica de Periodontologistas (BSP) também defende o uso: “Utilizar fio dental é importante, sobretudo, para a prática da higiene em locais da boca em que a escovação interdental não consegue atingir”, disse Philip Ower, presidente da Associação Britânica de Periodontologistas (BSP), ao jornal britânico The Guardian.


Fonte: Dental Time / Veja

Mais notícias